segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Concluindo / ENEM 2009

Bem, nada foi resolvido na sexta. Quer dizer, nada também é generalizar demais. Fui no DETRAN, tirei foto, pegaram digital e me mandaram marcar os exames numa clínica que é ao lado. Pena ser a hora do almoço, nem deu pra tentar pegar encaixe. Tive que marcar por telefone mesmo. Só pro dia 15/12. Aff... Se bem que podia ser pior, poderiam ter me marcado pro ano que vem. Enfim, nem vim aqui falar disso, falei só pra dar um desfecho para o último post.

O assunto é ENEM. Grande ENEM, na verdade nenhuma outra palavra descreve melhor o ENEM do que: GRANDE. Mas antes de falar da prova propriamente dita, vou falar sobre..., sobre..., a continua lendo aí que você vai saber.
Fui jogada para um colégio quase no fim do mundo, lá em Nilópolis. No Sábado sai de casa às 12hs (essa não era minha intenção). Cheguei no colégio às 12:55 hs(ufa...). Estranho foi o fato de que devido a isso, na noite de sábado, eu sonhei que chegava realmente atrasada pro ENEM, e ficava aos prantos, inconsolável. Como se na realidade eu realmente fosse me incomodar com isso. Por via das dúvidas decidi que no domingo sairia mais cedo. Saí às 11:45hs, cheguei as 12:30hs (uma boa hora). Contratempos e sonhos a parte vamos passar para a prova.
180 questões. Me pergunto se são realmente necessárias 180 questões para avaliar a capacidade de um indivíduo. Por que antes eles utilizavam 63, vestibulares como UERJ, UFRJ e afins não chegam nem perto de 180 questões, para organizadoras de concursos públicos bastam 50. Então porque raios foi que inventaram isso de 180 questões? Paciência é uma das principais características para ser aceito em uma universidade? Ok. Passei!
Uma solução para o desgaste gerado por 180 questões em 2 dias de prova, de acordo com uma garota no banheiro, era dividir em 3 ou 4 dias. Deu vontade de perguntar se ela era maluca. Sério! Uma solução mais simples, pra mim, é : ao invés de 180, 120 questões, também em 2 dias. Assim com certeza ficaria menos pior. Textos grandes, perguntas grandes, opções enormes. Acredito piamente que alguém que saia do local de prova após 2hs não leu a prova inteira. Simplesmente não tem como!
E o que dizer da "inconsistência do gabarito" ? Eu diria ineficiência, incompetência. Como é que fazem um gabarito, e deixam pra confirmar sua veracidade no dia da publicação. Quer dizer, no dia não, após. O que eles devem ter recebido de reclamações... Corre pela net um abaixo assinado sobre o adiamento do ENEM e esse probleminho com o gabarito. Meu ponto de vista não é exatamente igual aos destes, mas isso já é outra história.
Ainda pouco finalmente colocaram o gabarito, já verifiquei meus acertos. Foram 121 das 180. Tô satisfeita com meu resultado. Chutei muito bem em umas, raciocinei bem em outras, em algumas bateu a preguiça de ler e de pensar, sem falar na boa e velha falta de atenção. E a redação hein? Tema: O indivíduo frente a ética nacional. Não posso dizer que o tema é difíl mas minha redação só tinha 15 linhas. Queria muito saber porque nunca mais eu fiz uma redação decente. (Tomara que os avaliadores não a vejam como eu vejo, senão não faço nem metade dos pontos da redação).
Acho que é isso. Té a próxima.

Um comentário: